Sobre

vidiblog é um projeto de divulgação de temas culturais, políticos e sociais das cidades e países deste mundo, sempre voltado para a curiosidade e para a construção de conhecimento. Os materiais aqui apresentados seguem os padrões de apuração e de correção do jornalismo tradicional.

Aqui no vidiblog, os assuntos são divididos entre as seguintes editorias:

  • Atualidades — leitura do momento político e social no globo, com temas em evidência;
  • Territórios — retrato dos países, nações e outras territorialidades que compõem o mundo;
  • Cidades — perspectivas e peculiaridades dos centros urbanos;
  • Gente — uma lupa sobre a criatividade humana, da música à moda.

Para sugestões de pautas, parcerias e para reproduzir a íntegra dos textos aqui publicados, por favor, entre em contato.

O autor

Lucas Corrales Vidigal é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Informação e Comunicação — Estudos e Projetos Internacionais pela Université Bordeaux Montaigne, na França.

Foi repórter da editoria Mundo do g1 entre 2018 e 2021, quando cobriu acontecimentos importantes do período, como as eleições presidenciais dos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 e os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com o especial Saí para salvar minha vida, que conta a história de refugiados e solicitantes de refúgio no Brasil, venceu com a equipe do portal o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária (Categoria Acnur 70 anos) em dezembro de 2020. Participou do programa Reham al-Farra da ONU para jornalistas de países em desenvolvimento, em setembro de 2021.

Também passou pelo jornal “Correio Braziliense” entre 2013 e 2017, onde atuou nas editorias Trabalho e Formação Profissional, Cidades e Esporte — nessa última, participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014 e dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.

Atualmente, vive em Vancouver (Canadá). Gosta de esportes olímpicos, longas caminhadas, aprender idiomas e assistir a documentários amadores sobre cidades e países ainda pouco conhecidos.